O diferencial de vendas da sacoleira é a visita domiciliar, o famoso “corpo e corpo”, certo? Mas nada impede que se use as redes sociais para dar uma força nos seus resultados!  As ferramentas disponíveis no Facebook podem aumentar suas vendas sem que você tenha que sair de casa.

Só o que você precisa é conhecer alguns recursos disponíveis, para que você consiga falar diretamente com seu público, sem desperdiçar tempo – ou dinheiro. Como você muito provavelmente já usa a rede social, vai perceber que é tudo muito simples. Mãos à obra!

Perfil ou página?

As normas do Facebook não permitem o uso comercial de perfis e determina que, para isso, sejam criadas páginas. Para não correr o risco de ter o seu perfil denunciado, melhor fazer o que é determinado.

Abrir uma página é tão fácil e intuitivo quanto fazer um perfil. Se você usa celular, é só ir no último item do menu (aquele que tem três tracinhos).

Primeiro passo para criar uma página pelo mobile
Os 3 tracinhos no lado direito da tela.

 

Segundo passo para criar uma página no mobile
Último item do menu de opções.

 

Logo abaixo aparece um link que permite criar uma página nova.

Terceiro passo para criar uma página de facebook pelo mobile
Só clicar em “CRIAR PÁGINA” e ir preenchendo os dados.

 

No computador, para parte de baixo do menu à esquerda, na página inicial, também existe esta opção.

Primeiro passo para criar uma página no facebook pelo navegador.
Encontre a opção “Páginas” no menu abaixo da sua foto de perfil.

 

Segundo passo para criar uma página no facebook pelo navegador
A opção de criar uma nova página fica no canto superior direito.

 

Na próxima tela, escolha “negócio ou marca” e siga o processo conforme o que for sendo pedido. Não esqueça de escolher uma foto bem atraente para usar como capa da sua página.

tipos de página
Escolha a opção “Negócio ou Marca”.

Postando na página

Mesmo ainda sem ter público, o ideal é que você não deixe sua página sem conteúdo. Você pode começar publicando fotos dos produtos disponíveis para venda, explicando em cada um deles como as pessoas podem entrar em contato com você.

Se você quiser, também pode fazer posts sobre tendências de moda ou outros assuntos que interessem à sua clientela. Vale até compartilhar vídeos fofinhos!

Agora, use a ferramenta “dicas da página” para convidar seus amigos para curtir sua página nova. Dê preferência para seus clientes e para as pessoas que moram na sua região. Você também pode pedir ajuda para as pessoas mais próximas, sugerindo que elas indiquem a sua página para os amigos.

Dicas da página no facebook
Dicas da Página

 

Usando as próprias dicas do Facebook, logo você vai incrementar sua página com mais recursos, especialmente aqueles que ajudam as pessoas a entrar em contato e, assim, ajudar a aumentar as suas vendas.

Investir para ganhar

O Facebook ganha dinheiro através de anúncios. Para convencer empresas e empreendedores a impulsionar seus posts – ou seja, anunciá-los, a rede social não mostra o que é postado para todos os que curtiram a página.

Para conseguir um resultado melhor e aumentar as suas vendas através do Facebook, o melhor é investir alguma quantia nas suas publicações que mostram produtos à venda.

Você vai precisar criar uma conta de anúncios pessoal no Gerenciador de Anúncios, que você encontra clicando na setinha à direita do menu, na página inicial do Facebook. Siga as instruções, cadastre um cartão de crédito, se for o caso e se prepare para criar seus primeiros anúncios.

Impulsionando anúncios no facebook
Clique “Impulsionar publicação”

 

Mas não se apavore: você não precisa investir muito! No post que você quer anunciar, clique em “impulsionar publicação” e, mais uma vez, siga as instruções. Uma dica: você não precisa seguir as sugestões de valores que o Facebook apresenta. Escolha um orçamento que seja confortável para você!

como impulsionar no facebook
Entre em público para segmentar as pessoas que verão seu anúncio.

 

Ao impulsionar uma publicação, preste atenção para limitar o público: entre as opções, aparecem as que limitam por cidade (você pode escolher mais de uma), por idade, gênero e até interesses.

Impulsionando público no facebook
Você pode fazer diversas segmentações para que seu anúncio atinja o público certo.

 

Escolha sempre com cuidado quais publicações merecem ser impulsionadas, para não transformar investimento em gasto. Que tal criar posts específicos, que reúnam vários produtos novos? Use a criatividade!

Falando com a sua turma

Além da página, um recurso muito eficiente do Facebook, que também funciona muito bem para aumentar vendas, é o dos Grupos. Criar um grupo com sua clientela, onde a conversa seja mais informal, pode ser uma excelente opção.

Para criar um grupo, no computador, o caminho é o mesmo do que se usa para criar páginas. No celular, existe o menu grupos, que já tem um link específico.

Criando grupo no facebook
Item grupos no mesmo menu em que você acessa o item Páginas e Marketplace

 

criando grupos no facebook
Na seção de grupos, clique em “CRIAR” no canto superior direito.

 

Depois de criado, de ganhar uma capa e de criar um post explicando como o grupo vai funcionar, é hora de convidar clientes e amigos. Se possível, pergunte antes se a pessoa aceita participar, já que existem pessoas que não gostam quando são adicionadas sem aviso prévio.

Um grupo no Facebook pode ajudar você a alavancar suas vendas, mas isso fica mais eficiente quando você investe um pouco do seu tempo para manter o grupo organizado e com informações atualizadas. Não o deixe abandonado!

Uma boa ideia é fotografar clientes e, com a concordância deles, mostrar essas fotos no grupo. Vale também criar posts de convivência, desejar feliz aniversário, comemorar novas coleções…

Tem mais?

Existem outros recursos do Facebook que podem ajudar você a vender mais. Um deles se chama Marketplace. Ele aparece entre os primeiros itens do menu à esquerda, no computador. Tem menu próprio no celular. Nele, você pode criar “classificados de vendas” gratuitos.

Marketplace do Facebook
Item “Marketplace” no menu do Facebook mobile.

 

Você também pode usar grupos de vendas da sua região, que sempre reúnem muitas pessoas e que costumam ter um bom índice de resultados. Acompanhe alguns deles para se inteirar do seu funcionamento na prática!

Depois de tudo isso, com muitos novos contatos que podem se transformar rapidamente em novos clientes, é hora de voltar ao velho e bom diferencial da sacoleira e agendar visitas. Boas vendas!

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